![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhaozIhtxhHpNo88EKlvwaFUJsEYWdSLMwcIjiZt_CO5aoBM2ULx9cOMJjByR3npDW6TKVdUJKkEYB-GDIc5zvuAIixtGAXSg1B1YEBTpxsOX98i3ePMhtW74fXB3q37luZbIi_Ie0V1RA/s320/anorexia-y-bulimia1.jpg)
A Bulimia Nervosa é um Transtorno Alimentar que se caracteriza pela ingestão de grandes quantidades de alimentos (episódios de comer compulsivo ou episódios bulímicos), seguidos por métodos compensatórios, tais como vômitos autoinduzidos, uso de laxantes e/ou diuréticos e prática de exercícios extenuantes como forma de evitar o ganho de peso pelo medo exagerado de engordar.
Diferentemente da anorexia nervosa, na bulimia pode não haver perda de peso, e assim médicos e familiares têm dificuldade de detectar o problema. A doença ocorre mais frequentemente em mulheres jovens, embora possa ocorrer, raramente , em homens e mulheres com mais idade. Assim como na anorexia, a bulimia nervosa é uma síndrome multideterminada por uma mescla de fatores biológicos, psicológicos, familiares e culturais. A ênfase cultural na aparência física pode ter um papel importante. Problemas familiares, baixa autoestima e conflitos de identidade também são fatores envolvidos no desencadeamento desses quadros.Muitas vezes, leva tempo para se perceber que alguém tem bulimia nervosa. A característica principal é o episódio de comer compulsivo, acompanhado por uma sensação de falta de controle sobre o ato e, às vezes, feito secretamente. Os comportamentos direcionados a controle de peso incluem jejum, vômitos autoinduzidos, uso de laxantes, enemas, diuréticos, e exercícios físicos extenuantes. O diagnóstico de bulimia nervosa requer episódios com uma frequência mínima de duas vezes por semana, por pelo menos três meses. A fobia de engordar é o sentimento motivador de todo o quadro. Esses episódios de comer compulsivo, seguidos de métodos compensatórios, podem permanecer escondidos da família por muito tempo.
Anorexia nervosa é um transtorno alimentar no qual a busca implacável por magreza leva a pessoa a recorrer a estratégias para perda de peso, ocasionando importante emagrecimento. As pessoas anoréxicas apresentam um medo intenso de engordar mesmo estando extremamente magras. Em 90% dos casos, acomete mulheres adolescentes e adultas jovens, na faixa de 12 a 20 anos. É uma doença com riscos clínicos, podendo levar à morte por desnutrição.A preocupação com o peso e a forma corporal leva o adolescente a iniciar uma dieta progressivamente mais seletiva, evitando ao máximo alimentos de alto teor calórico. Aparecem outras estratégias para perda de peso como, por exemplo: exercícios físicos excessivos, vômitos, jejum absoluto. A pessoa segue se sentindo gorda, apesar de estar extremamente magra, acabando por se tornar escrava das calorias e de rituais em relação à comida. Isola-se da família e dos amigos, ficando cada vez mais triste, irritada e ansiosa. Dificilmente, a pessoa admite ter problemas e não aceita ajuda de forma alguma. A família às vezes demora para perceber que algo está errado. Assim, as pessoas com anorexia nervosa podem não receber tratamento médico, até que tenham se tornado perigosamente magras e desnutridas. Pessoas anoréxicas podem desenvolver complicações médicas como: desnutrição e desidratação, hipotensão (diminuição da pressão arterial), anemia., redução da massa muscular, intolerância ao frio, motilidade gástrica diminuída, amenorréia (parada do ciclo menstrual), osteoporose (rarefação e fraqueza óssea), e infertilidade em casos crônicos.
2 comentários:
eu me identifico nestes dois perfis...ja um bom tempo que eu nao ponho nada no estomago,,,
see nao bolaxa...mas esses dias tem m dada umas crises de comer e depois tirar tudo de seguida...ate bolaxa...ja stou a dois meses sem periodo...mas mesmo assim eu me sinto gorda...nem sei o que fazer...
eu to enorme ain tenhu que emagrece 2 kilos so a bulemia para mi ajudar
Postar um comentário