![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhbTcD1vBdguC88OHsoyNdZ5Wf9nKVj-njlZKF83B2zjHNETc41LaV9HLejw1NFkhyphenhyphenMXKZDiBMxOFCGNMYT2j3R8H0IEavxhRqjUlVwEA9ZAJeno6rUch_wzEePjVE5QheOKUq2RcP3xvI/s320/untitled.bmp)
A ocorrência de terremotos se deve basicamente a partir do encontro de placas tectônicas e/ou litosféricas, dessa forma a força exercida na colisão provoca uma tensão nas bordas das placas. Quando a energia se concentra em um alto nível e não suporta reprimir as forças acumuladas internamente, ocorre a emissão de energia e essa libera uma grande força até atingir a superfície em forma de abalos sísmicos ou terremotos.
As áreas mais propícias a terremotos se encontram em regiões localizadas na periferia das placas tectônicas. Como é o caso de Porto Príncipe, a capital do Haiti, que está bem próxima ao ponto de encontro entre as placas tectônicas do Caribe e da América do Norte. Imensas formações rochosas em discreto, mas permanente deslocamento.
Os terremotos são medidos através dos sismógrafos e a medida usada para avaliar o tremor é a Escala Richter, criada pelo sismólogo norte-americano Charles Francis Richter, essa escala varia de 0 a 9 graus, correspondente a quantidade de energia expelida
0 comentários:
Postar um comentário