A Lei de Murphy é um ditado popular da cultura ocidental que afirma que "se algo pode dar errado, dará" ou ainda "se algo pode dar errado, dará errado da pior maneira possível, no pior momento possível".É oriunda do resultado de um teste de tolerância à força gravidade por seres humanos, feito pelo engenheiro aeroespacial norte-americano Edward A. Murphy. Ele deveria apresentar os resultados do teste; contudo, os sensores que deveriam registrá-lo falharam exatamente na hora. Frustrado, Murphy disse "se este cara tem algum modo de cometer um erro, ele o fará" (em referência ao assistente que havia instalado os sensores). Daí, foi desenvolvida a assertiva: "Se existe mais de uma maneira de se executar uma tarefa, e alguma dessas maneiras resultar num desastre, certamente será a maneira escolhida por alguém para executá-la." O teste obteve sucesso, mais tarde. Durante uma conferência de imprensa, John Paul Stapp, que havia servido como cobaia para o teste, atribuiu ao fato de que ninguém saiu ferido dos testes por levarem em conta a Lei de Murphy, e explicou as variáveis que integravam a assertiva, ante ao risco de erro e conseqüente catástrofe.
Para facilitar ainda mais o entendimento confira as seguintes premissas:
"Aquela matéria que você não estudou, vai cair na prova. O colega que você combinou para lhe dar cola, será mudado de lugar pelo professor, momentos antes de iniciar a prova."
"A informação mais necessária é sempre a menos disponível."
"O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude, o realista ajusta as velas e quem conhece Murphy não faz nada."
"A probabilidade do pão cair com o lado da manteiga virado para baixo é proporcional ao valor do carpete."
"A fila do lado sempre anda mais rápido."
"Quando um erro é descoberto e corrigido, depois se descobre que não estava errado."
"Mais vale um pássaro na mão do que um voando sobre a nossa cabeça."
"Existem dois tipos de esparadrapo: o que não gruda, e o que não sai."
"Uma pessoa saudável é aquela que não foi suficientemente examinada."
"Nada é tão bom que alguém, em algum lugar, não irá odiar."
"Você sempre acha algo no último lugar que você procura."
"Uma maneira de se parar um cavalo de corrida é apostar nele."
"Toda partícula que voa sempre encontra um olho"
"Todo corpo mergulhado numa banheira faz tocar o telefone."
"Não adianta amarrar o pão com manteiga nas costas do gato e o jogar no carpete. Provavelmente o gato comerá o pão antes de cair…em pé." ( Eu lamento, mas só coloquei a postagem abaixo porque achei interessante!)
0 comentários:
Postar um comentário