Um dos assuntos de grande repercussão para a ciência tem sido o uso da entomologia para desvendar crimes. Esse tema tem atraído também a atenção da população em geral devido ao grande sucesso da série CSI: Las Vegas. Na série uma equipes de peritos utilizaçao diversos cohecimentos científicos, entre eles os da entomologia forense. A Entomologia Forense é o estudo dos insetos, ácaros e outros artrópodes, associados com um cadáver humano para se determinar a data da morte, e, quando for possível, deduzir as circunstâncias que cercaram o fato antes do ocorrido ou que se seguiram depois deste. Evidências de insetos também podem mostrar se o corpo foi movido para um segundo local depois da morte, ou se o corpo foi em algum momento manipulado por animais, ou pelo assassino que voltou à cena do crime.
O tempo transcorrido entre a morte e o tomado das amostras entomológicas é denominado intervalo post mortem. É internacionalmente convencionado o uso das iniciais PMI (Post Mortem Interval), uma vez que o acrônimo IPM é usado no mundo inteiro no que se refere ao controle de pragas, com um sentido muito diferente.
Há dois métodos para se determinar o tempo transcorrido desde morte até o encontro do cadáver, utilizando-se os insetos: usando a sucessão entomológica , usando a idade e o desenvolvimento das larvas.
O método usado é determinado pelas circunstâncias de cada caso. Em geral, o primeiro método é usado quando o cadáver esteve morto para entre um mês até um ano ou mais, e o segundo método é usado quando morte aconteceu menos que um mês anterior para descoberta.
O primeiro método está baseado no fato que um corpo humano, ou qualquer tipo de carne putrefata, apoios um muito rapidamente ecossistema variável que vai do estado fresco para secar ossos em um assunto de semanas ou meses que dependem de região geográfica. Durante este decomposição, os restos passam por correnteza mudanças físicas, biológicas e químicas, e fases diferentes do decomposição são atraentes a espécie diferente de insetos. Certa espécie de insetos é freqüentemente o primeiro testemunha a um crime. Eles normalmente chegam dentro de 24 h de morte se a estação é isto é satisfatório. fonte, verão ou queda, e pode chegar dentro de minutos na presença de sangue ou outros fluidos de corpo.
O segundo método que de usar idade de maggot e desenvolvimento pode dar uma data de morte precisa para um dia ou menos, ou um alcance de dias, e busca usado nas primeiras algumas semanas morte. Maggots são larvae ou fases imaturas de Diptera ou moscas dois-aladas. Os insetos usados neste método são esses que chegam primeiro no cadáver, quer dizer, o Calliphoridae ou varejeira. Estas moscas são muito em seguida a um cadáver morte. Eles botam os ovos deles/delas no cadáver, normalmente em uma ferida, se presente, ou se não, então em qualquer do orifices natural. O desenvolvimento deles/delas segue um jogo, previsível, ciclo. O ovo de inseto é botado em grupos no cadáver e choca, depois de um período fixo de tempo, em um primeiro instar (ou fase) larva. A larva alimenta no cadáver e muda em uma segunda larva de instar. A larva continua alimentando e desenvolver em uma terceira larva de instar. A fase pode ser determinada por tamanho e o número de spiracles (buracos viventes). Quando no terceiro instar, a larva continua alimentando durante algum tempo então isto deixa de alimentar e vaga longe do cadáver, ou nas roupas ou a terra, achar um lugar seguro para pupate. Esta non-alimentação fase errante é chamada um prepupa. A larva se solta então de sua pele exterior, mas restos dentro de. Esta concha exterior endurece, ou bronzeados, em uma concha exterior protetora dura, ou caso de pupal que protege o inseto como se metamorfoseia em um adulto.Cada destes objetos pegados de fases desenvolventes um jogo, tempo conhecido. Este período de tempo está baseado na disponibilidade de comida e a temperatura. No caso de um cadáver humano, disponibilidade de comida não é normalmente um fator limitando.
Fonte:
http://www.pericias-forenses.com.br/entomo.htm